A entrada do Volkswagen Virtus no mercado brasileiro foi um dos marcos da ampla atualização do portfólio da montadora, iniciada em torno de 2015. Esse processo de renovação, comum a várias fabricantes no período entre 2010 e 2020, visava superar a presença marcante de modelos da década de 1990.
Diferentemente de outras montadoras, a Volkswagen estendeu sua busca por renovação com o Virtus 2024, porém iniciada antes e concluída depois de suas concorrentes. A razão residia na longa jornada de quase duas décadas em que a empresa alemã buscou um substituto moderno para o icônico Gol.
Essa transição se materializou recentemente com o anúncio do fim da produção do Gol e o lançamento de uma versão simplificada do Polo como seu sucessor.
A Busca pela Renovação e os Desafios Anteriores
Para compreender melhor as tentativas anteriores, é crucial recordar as empreitadas da montadora alemã nesse quesito. A primeira tentativa ocorreu com o lançamento do Fox, em 2003, posicionando-o próximo ao Gol e compartilhando motores semelhantes. Apesar de oferecer versões variadas, desde duas portas até modelos top de linha, o Fox não obteve o sucesso esperado, sendo descontinuado em 2021, enquanto o Gol permanecia no mercado.
Após o fracasso do Fox, a Volkswagen lançou o Up! em 2014, também com o objetivo de modernizar a linha e substituir o Gol. Contudo, essa tentativa também não atingiu os resultados desejados, levando ao encerramento da produção do Up! em 2021.
O Sucesso do Virtus: Uma Virada de Página
Após quase duas décadas de tentativas, a Volkswagen tomou a decisão de encerrar a produção do icônico Gol, substituindo-o por uma versão simplificada do Polo. Esta mudança representou um significativo salto de qualidade para a linha da Volkswagen.
A diferença fundamental entre esses modelos reside no fato de o Polo ser construído sobre a plataforma modular MQB da Volkswagen, conhecida por sua segurança, enquanto o Gol utilizava a plataforma do Polo de quarta geração, datada de 2001.
Essa mudança não apenas impactou a linha de hatchbacks, mas também resultou na ascensão do Virtus, que assumiu o lugar do Voyage. O Virtus, lançado em 2018, derivado do Polo, trouxe uma alteração no entre eixos, proporcionando excelente espaço interno para um sedã compacto. Compartilhando atributos como rodas de 17 polegadas, motor turbo e painel digital com o hatch, o Virtus destacou-se por oferecer características incomuns para modelos de sua categoria.
Desafios pós-pandemia
Durante a pandemia, Polo e Virtus viram seus preços aumentarem consideravelmente, afastando consumidores em busca de alternativas mais acessíveis. A resposta da Volkswagen a essa mudança de cenário foi uma atualização para o Virtus em 2024.
A linha 2024 do Virtus traz atualizações estéticas, como uma nova frente inspirada no Nivus. Faróis e luzes de neblina contribuem para uma identidade distinta em relação ao Polo, que também passou por um facelift, adotando uma frente mais esportiva. Reconhecendo a preferência dos compradores do Virtus por um design mais sóbrio, a Volkswagen descontinuou a versão GTS, introduzindo a Exclusive, que mantém o motor 1.4 Turbo.
Essa evolução do Virtus reflete não apenas a resposta a desafios recentes, mas também a contínua busca da Volkswagen por inovação e adaptação às necessidades do mercado automotivo brasileiro. O futuro promete mais transformações à medida que a indústria se reinventa para atender às demandas em constante evolução.
Itens e equipamentos
Confira a lista de itens e equipamentos do Virtus 2024:
- Rodas de liga leve 16″
- Pneus 205/55 R16
- Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo
- Antena no teto
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito
- “ACC” – Controle adaptativo de velocidade e distância
- “AEB”- Frenagem autônoma de emergência
- “HHC” (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas
- Airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
- Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
- Câmera traseira
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR) e Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Direção elétrica
- Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top Tether
- Limpador do para-brisa com temporizador
- Sistema “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
- Alarme com comando remoto (Keyless)
- Start-Stop
- Sistemas de controle da perda de pressão pneus e sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake “
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
- Sensores de estacionamento traseiros
- Faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada
- Faróis de neblina com função “Cornering light” (luz de conversão estática)
- Lanternas traseiras em LED
- Ar-condicionado
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Controle de clima de zona dupla
- Acesso sem chave
- Sistema de partida / parada para o motor turbo
- Sistema de estacionamento Semi-automático Park Assist
- Sistema de travagem automática em condições de condução urbanas com detecção de pedestres
- Teto panorâmico com escotilha
- 4 bolsas de segurança e sistema de estabilização
- O painel de instrumentos é convencional com ponteiros, um gravador de fita simples ou multimídia com tela de 6,5 polegadas, entre outros
Mais informações em: carrosde2024.com.br
Leave a Reply