Virtus 2024

O que vem na versão de entrada do Virtus 2024? Lista completa

A entrada do Volkswagen Virtus no mercado brasileiro foi um dos marcos da ampla atualização do portfólio da montadora, iniciada em torno de 2015. Esse processo de renovação, comum a várias fabricantes no período entre 2010 e 2020, visava superar a presença marcante de modelos da década de 1990.

Diferentemente de outras montadoras, a Volkswagen estendeu sua busca por renovação com o Virtus 2024, porém iniciada antes e concluída depois de suas concorrentes. A razão residia na longa jornada de quase duas décadas em que a empresa alemã buscou um substituto moderno para o icônico Gol. 

Essa transição se materializou recentemente com o anúncio do fim da produção do Gol e o lançamento de uma versão simplificada do Polo como seu sucessor.

A Busca pela Renovação e os Desafios Anteriores

Para compreender melhor as tentativas anteriores, é crucial recordar as empreitadas da montadora alemã nesse quesito. A primeira tentativa ocorreu com o lançamento do Fox, em 2003, posicionando-o próximo ao Gol e compartilhando motores semelhantes. Apesar de oferecer versões variadas, desde duas portas até modelos top de linha, o Fox não obteve o sucesso esperado, sendo descontinuado em 2021, enquanto o Gol permanecia no mercado.

Após o fracasso do Fox, a Volkswagen lançou o Up! em 2014, também com o objetivo de modernizar a linha e substituir o Gol. Contudo, essa tentativa também não atingiu os resultados desejados, levando ao encerramento da produção do Up! em 2021.

O Sucesso do Virtus: Uma Virada de Página

Após quase duas décadas de tentativas, a Volkswagen tomou a decisão de encerrar a produção do icônico Gol, substituindo-o por uma versão simplificada do Polo. Esta mudança representou um significativo salto de qualidade para a linha da Volkswagen. 

A diferença fundamental entre esses modelos reside no fato de o Polo ser construído sobre a plataforma modular MQB da Volkswagen, conhecida por sua segurança, enquanto o Gol utilizava a plataforma do Polo de quarta geração, datada de 2001.

Essa mudança não apenas impactou a linha de hatchbacks, mas também resultou na ascensão do Virtus, que assumiu o lugar do Voyage. O Virtus, lançado em 2018, derivado do Polo, trouxe uma alteração no entre eixos, proporcionando excelente espaço interno para um sedã compacto. Compartilhando atributos como rodas de 17 polegadas, motor turbo e painel digital com o hatch, o Virtus destacou-se por oferecer características incomuns para modelos de sua categoria.

Desafios pós-pandemia

Durante a pandemia, Polo e Virtus viram seus preços aumentarem consideravelmente, afastando consumidores em busca de alternativas mais acessíveis. A resposta da Volkswagen a essa mudança de cenário foi uma atualização para o Virtus em 2024.

A linha 2024 do Virtus traz atualizações estéticas, como uma nova frente inspirada no Nivus. Faróis e luzes de neblina contribuem para uma identidade distinta em relação ao Polo, que também passou por um facelift, adotando uma frente mais esportiva. Reconhecendo a preferência dos compradores do Virtus por um design mais sóbrio, a Volkswagen descontinuou a versão GTS, introduzindo a Exclusive, que mantém o motor 1.4 Turbo.

Essa evolução do Virtus reflete não apenas a resposta a desafios recentes, mas também a contínua busca da Volkswagen por inovação e adaptação às necessidades do mercado automotivo brasileiro. O futuro promete mais transformações à medida que a indústria se reinventa para atender às demandas em constante evolução.

Itens e equipamentos

Confira a lista de itens e equipamentos do Virtus 2024:

  • Rodas de liga leve 16″
  • Pneus 205/55 R16
  • Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo
  • Antena no teto
  • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito
  • “ACC” – Controle adaptativo de velocidade e distância
  • “AEB”- Frenagem autônoma de emergência
  • “HHC” (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas
  • Airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
  • Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
  • Câmera traseira
  • Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR) e Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
  • Direção elétrica
  • Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top Tether
  • Limpador do para-brisa com temporizador
  • Sistema “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
  • Alarme com comando remoto (Keyless)
  • Start-Stop
  • Sistemas de controle da perda de pressão pneus e sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake “
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada
  • Faróis de neblina com função “Cornering light” (luz de conversão estática)
  • Lanternas traseiras em LED
  • Ar-condicionado
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Controle de clima de zona dupla
  • Acesso sem chave
  • Sistema de partida / parada para o motor turbo
  • Sistema de estacionamento Semi-automático Park Assist
  • Sistema de travagem automática em condições de condução urbanas com detecção de pedestres
  • Teto panorâmico com escotilha
  • 4 bolsas de segurança e sistema de estabilização
  • O painel de instrumentos é convencional com ponteiros, um gravador de fita simples ou multimídia com tela de 6,5 polegadas, entre outros

Mais informações em: carrosde2024.com.br


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *